Categorias
Artigos

Como Fazer Marketing Digital

É certo que muita gente se pergunta como fazer marketing digital antes de qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que essas pessoas muitas das vezes não tem nem o mínimo de conhecimento para tal trabalho e saem por ai fazendo muita coisa errada.

 

A maioria delas se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos, pois é o planejamento de marketing que define objetivos, metas e cronogramas.

 

O processo de como fazer marketing digital é visto por muita gente como algo tedioso de se estudar, pois existe muita teoria e por isso a etapa de estudos é muitas vezes ignorado ou relegado a um segundo plano.

O que é Marketing Digital?

o que é marketing digital

Entenda o Conceito e Aprenda Agora Mesmo Como Fazer Marketing Digital! 

Como fazer marketing digital? Todo mundo deseja ter a resposta, porém, ninguém quer realmente entender o que é marketing digital.

 

Na prática é um conjunto de atividades que uma empresa (pessoa jurídica) ou uma pessoa (pessoa física) utiliza para atingir seus objetivos de marketing, isso significa que, são utilizadas estratégias com o objetivo de adquirir novos clientes, conectar-se com um público-alvo, criar novos relacionamentos, podendo ser novos negócios, desenvolvimento de identidade de marca, entre outros. 

 

Esses objetivos são alcançados através de técnicas, tais como SEO, Inbound Marketing, mídia paga, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras. Tudo isso só é possível por causa da evolução da Internet, por volta dos anos 2000, em que a estrutura do Marketing Digital começou a ser construída.  

 

Atualmente com o número de usuários crescente, cada vez mais há investimentos nesse setor. E o Marketing Digital é uma ferramenta muito utilizada neste vasto mundo da comunicação social.  

 

Mas afinal, você sabe efetivamente como fazer marketing digital? O que caracteriza Marketing Digital? Quais são as estratégias que podem ser utilizadas? Como entender o conceito de marketing Digital, sendo que parece ser tão simples, mas ao mesmo tempo tão abrangente?

 

Não resta nenhuma dúvida de que nos próximos anos haverá um crescimento e sua utilidade será ainda maior. Porém, você sabe o porquê? Você deseja poder “surfar” esta onda?  

 

Se sua resposta foi “sim”, então este conteúdo é para você!  

 

Antes de continuarmos, se você tem o desejo de aumentar suas vendas online, começar no mercado de afiliados e saber como promover melhor seu negócio online

Fabrica de moedas pro

Como Fazer Marketing Digital:  Passo a Passo

marketing digital passo a passo

 

O Marketing Digital nada mais é do que uma evolução do marketing tradicionalmente utilizado. É uma nova maneira de relacionamento entre pessoas e mercado. Por volta dos anos 2000, o marketing digital tornou-se popular.  

 

Com o aumento de usuários de internet e na forma como eles se comunicam entre si, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma com que alcançam seus consumidores e vendem seus produtos. 

 

O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta. 

 

Resumidamente, o Marketing digital é uma maneira de promover algum produto ou marca por exemplo, utilizando-se de mídias digitais e assim tornou-se uma das principais maneiras com que as empresas têm para se comunicar com o público-alvo de forma direta, personalizada e no momento certo.  

 

Sendo assim, podemos entender que marketing é um modelo para mover o mercado e digital é o meio para se fazer isso. 

 

A Internet é um dos meios mais usados pelas pessoas para buscar por informações, fazer compras e por causa disso o Marketing Digital é a principal forma de fazer marketing nos dias atuais, ou seja, é tudo o que o marketing tradicional entregava, juntamente com o mundo digital. 

 

“Marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas”. 

 

Porém, não podemos deixar de lado o pilar de sustentação do marketing digital, que é o próprio MARKETING. Philip Kotler que é considerado o “pai” do Marketing, conceitua-o como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”, isso demonstra que o Marketing Digital é uma nova maneira de atingir as pessoas utilizando-se de uma ferramenta mundial, a Internet. 

 

O marketing digital está cada dia mais presente nas empresas, pois, além de ser uma ferramenta indispensável para ter uma conexão com o público-alvo, a ferramenta é popular e acessível. 

 

Entenda que marketing digital não é somente venda, é um processo social, algo que é acordado entre dois lados. É uma tentativa de solucionar dores e desejos, por exemplo, de um cliente. 

O Surgimento do Marketing Digital

surgimento do marketing digital

 

O Marketing Digital começou a ser conhecido por volta de 1990, quando houve uma verdadeira popularização da Web que possibilitou os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação acessíveis. 

 

Neste período, iniciou-se uma importante necessidade de estar presente em todo este novo universo. Ali nascia os primeiros protótipos de redes sociais, blogs, comércio eletrônico e as primeiras grandes ferramentas de busca, como Yahoo, MSN, AOL. 

 

Os primeiros traços de e-mail marketing estavam nascendo, sites publicados, porém ainda com poucos consumidores.  

Em 1995, a Amazon fez história, vendendo o que conhecemos como e-book. 

 

Com novas tecnologias surgindo, mais pessoas entrando no mundo digital, houve uma crescente, que no ano 2000 fez com que o Marketing Digital tornasse a base do que conhecemos hoje, fazendo com que a cada dia avance mais e mais para que o cliente chegue até as empresas e não ao contrário. 

Para Que Serve o Marketing Digital?

para que serve marketing digital

Você já deve ter visto um outdoor enquanto ia viajar ou passear, correto? Se sua resposta foi sim, ou você era a pessoa que estava dirigindo, ou você é uma pessoa que presta atenção onde está indo. 

 

Atualmente a maioria das pessoas estão conectados por exemplo à um celular, ou seja, toda hora temos informações sendo recebidas, via celular ou mensagem.

 

Mas o porquê de eu ter te perguntado sobre outdoors?

 

Simples, eles são ferramentas de marketing, mas não são digitais, provavelmente estão com os dias contados, pois, não temos mais tempo de ficar olhando para fora da janela do carro, temos informações constantes ali em nossas mãos. 

 

Isso tudo mostra que o tempo que as pessoas gastam com a tecnologia só irá crescer, mostrando assim a importância de saber fazer um Marketing Digital que alcance seu público, pois assim, você mostrará por exemplo seu produto.  

 

Saber utilizar o marketing digital como um todo, poderá proporcionar mais oportunidades de negócio, sem investimentos altíssimos com o de um outdoor. 

 

Aqui estão alguns pontos positivos relativos ao marketing digital: 

  • Entender melhor seu público;  
  • Conquistar mais clientes;  
  • Receber feedbacks;  
  • Melhorar o relacionamento com os clientes;  
  • Fidelizar os consumidores;  
  • Educar o mercado;  
  • Aumentar o conhecimento de marca da empresa;  
  • Gerar leads;  
  • Gerar oportunidades de venda;  
  • Reforçar os diferenciais competitivos;  
  • Aumentar a rentabilidade da empresa.  

Conceitos Importantes de Marketing Digital

Conceito de Mix de Marketing

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando de marketing, e o Mix de Marketing é um dos conceitos mais conhecidos quando o assunto é Publicidade e Marketing. 

 

Baseia-se em 4Ps que se referem a um produto ou serviço em quatro pontos-chave. 

  • Produto ou serviço (o que é ofertado);  
  • Praça (onde o produto ou serviço vai ser divulgado);  
  • Preço (o valor monetário do produto/serviço – é o P que traz a receita da empresa)  
  • Promoção (é a divulgação do produto, suas ações promocionais).  

Conceito de Persona

O Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios. 

 

O primeiro passo é fazer um estudo de personas, baseados nos seus consumidores reais e que representam o seu comprador ideal. 

 

Nesse momento, é importante que você levante informações como: 

  • Quem são essas pessoas; 
  • Como são suas rotinas; 
  • Quais são seus objetivos; 
  • Quais são suas necessidades; 
  • Quais problemas elas enfrentam; 
  • Quais são suas objeções de compra mais comuns; 
  • Como a sua empresa pode ajudar essas pessoas; 
  • Quais produtos ou serviços são indicados; 
  • Qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas; 
  • Em quais canais de comunicação elas buscam por informação; 
  • Que tipo de conteúdo elas costumam consumir; 
  • Qual é a jornada de compra dessas pessoas;  
  • O que elas valorizam em uma empresa desse segmento etc. 

 

Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro. 

Lead

Lead é uma oportunidade de negócio, ou seja, são os contatos que, por meio de estratégias como, por exemplo, e-mail marketing, deixam suas informações, tal como e-mail e nome, afim de identificá-los, assim podendo nutri-los de informações relevantes até que estejam prontos para efetuar uma compra de seu produto. 

Funil de Vendas

funil de vendas

 

O funil de vendas também é conhecido como jornada do consumidor. É a jornada em que o usuário, por exemplo, faz desde o primeiro contato por exemplo de um produto até o momento da compra.  

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes. Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

Landing Page

São páginas que têm como objetivo converter visitantes ou transformá-los em leads. Mais conhecidas como páginas de captura, são 100% focadas em conversão. 

 

A ideia principal é oferecer um produto relevante, podendo ser um conteúdo ou material para a pessoa em troca. O usuário deixa suas informações de e-mail, nome e, com isso, se tornem leads. 

 

Resumidamente, as landing pages oferecem algo de interesse ao usuário em troca de informações pessoas (e-mail e nome). 

SEO

SEO

 

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca, é uma ferramenta que compreende uma série de técnicas que contrinuem para otimizar o potencial de rankeamento de seu site ou conteúdo. 

CMS

CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação. Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada. 

CTA

Calls to Action ou CTA’s são ações (botões ou chamadas) que levam o usuário a continuar dentro de um fluxo do seu funil de vendas para chegar ao momento de compra.

Fluxo de Nutrição

É o processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por e-mail, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Pesquisa de Palavra-Chave

As palavras-chaves são de suma importância para que as pessoas encontrem seu conteúdo. Neste ponto, você já deve saber qual seu nicho e a persona escolhidos, pois a partir deste momento você só irá aprimorar seu conteúdo, para chamar atenção de seus clientes e consequentemente vender. 

 

Portanto a pesquise para encontrar os termos mais interessantes para suas palavras-chave e assim construir seu conteúdo.  

 

Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são: 

Inbound Marketing

Inbound Marketing

 

Inbound Marketing tem por objetivo usar o marketing de atração, ou seja, atrair o cliente por meio de um conteúdo relevante. Como principal ação, as empresas procuram entender as “dores” e necessidades dos clientes para que em seguida seja capaz de estabelecer uma ligação, um canal de comunicação com essas pessoas, com intuito de oferecer uma solução para seus problemas.

E-mail Marketing

Email Marketing  é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. 

 

Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes. 

 

Tenho certeza que o conteúdo agregou valor ao seu conhecimento e a partir de agora você estará apito a ir atrás de mais conteúdo.

 

Para dar continuidade aos seus estudos e aperfeiçoamento, dê uma passada na página de conteúdo clicando aqui

Você que busca novas alternativas de renda, deseja iniciar um negócio online, iniciar a carreira como digital influencer ou somente aprender a vender, nós podemos te ajudar. 

 

Este site é voltado para pessoas que desejam aprender e consumir um conteúdo de alta qualidade.

como ser digital influencer persona

Tem vontade de ter um renda extra? E se eu te disser que é possível e tudo o que você precisa é somente de internet? 

Já ouviu falar sobre o curso design canvas? Ele te ensina do zero ao avançado a como usar a plataforma Canva.

 

Além de que, ao comprar o curso você receberá 5 bônus exclusivos  e certificado.

Tá esperando o que para começar usar essa plataforma incrível.

Está tendo problemas para vender online? Está perdendo venda e não sabe o porque?  Está precisando aprender novas técnicas para atuar no mercado digital?

Não precisa mais se preocupar, o Método Descomplica Upgrade vai te ensinar tudo o que você precisa para disparar nas vendas.