As 8 TendĂȘncias para Digital Influencer em 2020

Pensando em quais são as maiores tendências de marketing para digital influencer em 2020?

Os influenciadores continuam a ser uma parte fundamental nas mídias sociais e, pelo que se pode ver, você pode esperar ver uma aumento de # em posts patrocinados inundando seus feeds.

O mercado está evoluindo, assim como o número de agências de publicidade e marcas que estão se envolvendo, levando ao rápido surgimento de novas tendências de marketing para esse mercado.

Iniciar nesse mercado cada vez mais concorrido de digital influencer na Internet exige que você esteja atualizada com todas as tendências do momento.

Para te ajudar nesse começo, com todo o passo a passo que você deve seguir nessa caminhada rumo ao sucesso, a influencer profissional Gessica Kaiane criou o Curso Segredos do Instagram com GKAY, que vai te ensinar tudo que você precisa saber para começar agora em 2020.

Os Segredos do Instagram com GKAY 250x250 2 300x300 - As 8 Tendências para Digital Influencer em 2020

Pronto para aprender as tendencias para digital influencer em 2020? Reunimos previsões e tendências de marketing para 2020, de acordo com alguns especialistas em mídias sociais:

As 8 Tendências para Digital Influencer em 2020

1. Os Influenciadores Irão Criar Mais Conteúdo em Áudio e Vídeo

Durante o ano de 2019, ocorreu uma grande mudança nos tipos de conteúdo criado pelos influenciadores. No passado, muitos influencers se concentravam em postagens patrocinadas, mas agora o movimento está apontando para um conteúdo visual e de áudio altamente envolvente.

Essa mudança não deve ser uma grande surpresa para a maioria dos influencers, considerando que o marketing de vídeo já se estabeleceu como peça fundamental no marketing de conteúdo nos últimos anos.

A audiência quer tipos de conteúdo que sejam mais atraentes como vídeos e podcasts. As grandes marcas estão atentas a esse movimento e abrem as portas para parcerias de influenciadores que sabem como alcançar esse público.

Veja alguns exemplos de ações que podem ser feito com esses conteúdos dinâmicos:

  • Conteúdo gerado pelo usuário como um vídeo de uma revisão do produto
  • Demonstrações em vídeo para explicar produtos técnicos complexos
  • Sessões de perguntas e respostas
  • Anúncios de produtos, serviços, eventos ou promoções

As grandes marcas acreditam que um influenciador confiável pode ter uma relação mais próxima do que a marca corporativa.

girl 1792944 1920 300x201 - As 8 Tendências para Digital Influencer em 2020

2. Os Funcionários Serão Vistos Como um Digital Influencer em 2020

A força de trabalho moderna está atravessando uma fase de grandes mudanças. Pode se ver que mais e mais pessoas estão se lançando nesse mundo freelancer, estudando habilidades digitais e partindo para o trabalho por conta própria ou o empreendedorismo.

Um subproduto formidável desses movimento é que as grandes empresas agora têm incentivado os funcionários a se tornarem influenciadores das redes sociais.

A abordagem para a criação de programa de desenvolvimento dos funcionários tem grandes benefícios para uma empresa, como por exemplo:

  • É confiável  – quando um funcionário apóia sua própria marca, ela parece ser mais verdadeira do que uma óbvia parceria paga.
  • Transição mais suave – os empregados da empresa já fazem parte das operações internas, com conhecimentos de conteúdo, estratégia, marketing e design.
  • Mais controle  – As marcas podem ter mais dominância sobre a maneira como as campanhas são executadas quando utilizam seus próprios funcionários.
  • Estimular os relacionamentos internos  – A empresa pode estabelecer vínculos com os funcionários, ajudando-os a desenvolver sua carreira, ajudando a aumentar o conhecimento da marca.

 

3. Os micro-influenciadores vão substituir os influenciadores de celebridades

Enquanto influencers famosas como Kim Kardashian ou Kylie Jenner podem ganhar milhões com um única postagem no Instagram, grande parte das empresas não deseja investir quantias tão ousadas para uma campanha de influenciadores.

Os influenciadores também podem ser celebridades menos conhecidas, sem os status dessas super estrelas. Uma das razões para o sucesso dos influenciadores não tão famosos é que geralmente esse tipo de publicidade é mais autêntico do que a tradicional publicidade corporativa.

Os consumidores acreditam que “pessoas normais” são mais relacionáveis, por essa razão, certamente, veremos mais microinfluenciadores ficando à frente das grandes estrelas e celebridades.. (Embora não haja um consenso, acredita-se que um micro-influenciador geralmente é alguém entre 2.000 e 50.000 seguidores em uma plataforma específica de mídia social.)

Assim, ser famoso ou ter milhões de seguidores não vai o tornar automaticamente um grande influenciador, pois o fator engajamento é crucial para as empresas.

As marcas devem procurar pessoas que trabalhem em um nicho dedicado e que tenham o poder da ação sobre o seu público. No final, é muito provável que essa combinação gere um retorno sobre o investimento (ROI) muito melhor do que um anúncio milionário de celebridade.

josh rose qWBoBpeOxjo unsplash 300x200 - As 8 Tendências para Digital Influencer em 2020

 

4. Plataformas de Influência se Tornarão Mais Importantes para os Digital Influencers em 2020

Todos sabemos que os canais mais populares de mídia social como o Facebook e o Instagram estão rapidamente se tornando sobrecarregados com a concorrência. É muito difícil para qualquer marca se destacar nesse cenário.

No futuro próximo, veremos uma grande mudança em direção às plataformas de influenciadores, à medida que mais e mais empresas experimentam parcerias de influencers em todos os setores.

A variedade dessas plataformas está sempre crescendo, com muitas plataformas que vão além da simples descoberta, oferecendo ferramentas para analisar os resultados e opções de marketing de conteúdo.

A grande vantagem dessa mudança é que as marcas poderão gerenciar campanhas de marketing de influenciadores internamente, usando plataformas para controlar tudo, ao invés de entregar as rédeas às agências.

Aqui estão algumas das principais plataformas de marketing de influência :

  • Upfluência
  • Post2B
  • CreatorIQ
  • Influency.me
  • SocialBakers
  • Celebryts
  • Linqia

 

5. Inteligência Artificial (IA) mudará o marketing de influenciadores

Não há dúvidas de que o marketing de influenciadores também será afetado pela inteligência artificial em 2020, como  as mais diversas áreas que envolvam tecnologia.

A cada ano, a IA está transformando o processo de encontrar os influencers certos para formar parcerias com mais eficiência e rapidez.

Essa tecnologia propicia as empresas identificar aqueles com melhor envolvimento, menos seguidores falsos e uma probabilidade maior de gerar um retorno positivo sobre o investimento (ROI).

A inteligência artificial está revolucionando o marketing de influenciadores das seguintes maneiras:

  • Reconhecimento de imagens com RNA (Redes Neurais Artificiais )
  • Determinando o desempenho do influenciador com a PNL
  • Prevendo incentivos com a RNA
  • Determinando  poder de influência de um digital influencer em 2020
  • Sinalizando postagens realizadas que não seguem as diretrizes de divulgação

laptop 3781384 1920 300x200 - As 8 Tendências para Digital Influencer em 2020

 

6. Relacionamentos de Influenciadores de Longo Prazo se Tornarão Tendência

Nos primeiros anos do marketing digital de influenciadores, as marcas selecionavam influencers campanha a campanha.

O resultado disso era que os relacionamentos dos infuencers com as marcas tendiam a ser de curto prazo e fugazes, embora algumas vezes as marcas voltassem àquelas pessoas para realizar novas campanhas.

No entanto, com o crescimento do setor de marketing de influenciadores, as marcas estão descobrindo as vantagens de construir relacionamentos de longo prazo com seus influenciadores.

Isso faz todo o sentido. Os influenciadores têm a credibilidade por conta de sua autenticidade e capacidade de construir relacionamentos de confiança com seus seguidores.

Logicamente, faz todo sentido para eles também construir relacionamentos mais longos com as marcas.

 

7. Influenciadores e Marcas estão Combatendo Bots Falsos e Seguidores Falsos

Bots e seguidores falsos podem impedir completamente o sucesso de uma campanha de marketing de influenciadores.

Essa é uma das principais razões pelas quais uma lista verdadeira de parceiros influenciadores, devidamente auditada, é essencial ao lançar uma campanha.

Nas mídias sociais podemos ver como é fácil comprar seguidores falsos através dos anúncios que são divulgados, como os de crescimento falso de contas nas redes.

Isso se tornou uma questão essencial.  Identificar seguidores falsos e engajamento não autêntico virou uma prioridade para os profissionais de marketing.

À medida que mais recursos chegam a esse setor, as marcas simplesmente não podem se dar ao luxo de serem trapaceadas e sacrificar preciosos dólares em anúncios sem resultado.

Uma medida recente nesse sentido foi a remoção das “curtidas”  no Instagram, que pode eliminar ou reduzir o problema de bots falsos.

icons8 team sBbm92cRIQo unsplash 300x200 - As 8 Tendências para Digital Influencer em 2020

 

8. As Marcas estão Incrementando os Orçamentos Destinados ao Marketing de Influencers

E a melhor notícia vem no final: As marcas estão cada vez mais confiantes e encorajadas pelos bons resultados da influência que o marketing digital gera, levando a grandes incrementos nos orçamentos.

Pesquisa apontam que 17% das empresas gastarão mais da metade do seu orçamento de marketing em digital influencers. Esse é um tremendo voto de confiança para um setor que estava longe das grandes campanhas de marketing, apenas alguns anos atrás.

Em 2019, 65% dos profissionais de marketing planejavam investir mais em marketing de influenciadores.

Em 2020, espera-se ver esses números ainda mais crescentes, na medida que o setor amadurece e os profissionais de marketing investem em melhores estratégias de marketing.

 

Concluindo

Desde plataformas de influenciadores até à influência da Inteligência Artificial. Desde o aumento da relevância dos micro-influenciadores até o aumento dos investimentos das grandes marcas nesse mercado. Essas são as maiores tendências do mercado de digital influencer a serem observadas em 2020.

Alguma ideia sobre mais tendências para 2020? Escreva para nós que vamos explorar esse assunto.

Sucesso em 2020!!

Ebook Instagram para NegĂłcios.

Transformando seu Perfil do Instagram, em um Perfil Business, Atraente, Organizado e Profissional

Para enviar seu comentĂĄrio, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 ComentĂĄrio